O presidente da Argentina, Javier Milei, comemorou a vitória da coalizão La Libertad Avanza (LLA) nas eleições legislativas nacionais, anunciando uma nova etapa política para o país. "Hoje foi um dia histórico. O povo argentino deixou a decadência para trás e optou pelo progresso", afirmou Milei em seu discurso em Buenos Aires.
Com 40,84% dos votos, a LLA consolidou uma maioria que promete fortalecer o governo no Congresso. A vitória em distritos estratégicos como Buenos Aires destacou a crescente popularidade da agenda econômica liberal de Milei, que tem foco em reformas de mercado. Isso reflete também nas ações argentinas, que subiram no mercado noturno em Nova York após o resultado.
Milei ressaltou que os próximos dois anos serão cruciais para consolidar a agenda liberal iniciada em 2023, buscando implementar reformas que visam fortalecer a economia argentina. Ele agradeceu seus aliados e chamou a atenção dos governadores e partidos para o diálogo e aprovação de projetos prioritários no novo Congresso.
A vantagem de 14 pontos percentuais sobre o kirchnerismo reforçou o compromisso de Milei contra o modelo econômico populista, prometendo virar a história da Argentina de cabeça para baixo. Ele encerrou seu discurso com um apelo pela liberdade e o fim do populismo, pedindo a bênção e apoio a seu novo governo.
