A agenda econômica desta semana está recheada de indicadores cruciais no Brasil, Estados Unidos e na zona do euro. O grande destaque no Brasil é o IPCA de agosto, a ser divulgado na quarta-feira (10), que promete influenciar significativamente as expectativas sobre uma possível mudança na taxa Selic. Além disso, outros indicadores como as vendas no varejo e o volume de serviços prestados, ambos referentes a julho e previstos para quinta-feira (11) e sexta-feira (12) respectivamente, serão monitorados de perto. Com expectativas sobre um possível ciclo de cortes na Selic, o mercado está alerta.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, depois de dados de emprego aquém do esperado, a atenção se volta para novos indicadores de inflação. O índice de preços ao produtor (PPI), agendado para quarta-feira, e o índice de preços ao consumidor (CPI), na quinta-feira, ganham protagonismo. Esses dados são essenciais para definir o potencial e a escala de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed). Ao mesmo tempo, as expectativas de inflação de instituições como a distrital de Nova York do Fed e a Universidade de Michigan, previstas para segunda e sexta-feira, respectivamente, também serão analisadas minuciosamente.
No cenário europeu, o Banco Central Europeu (BCE) deve anunciar na quinta-feira sua decisão de política monetária. Apesar dos últimos dados de inflação apontarem um cenário dentro das expectativas, o BCE deve manter as taxas de juros inalteradas.
Além das movimentações econômicas, o ambiente político brasileiro também é destaque. O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, na terça-feira (9), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados sobre uma tentativa de golpe de Estado. Este processo é visto como um marco importante na política brasileira, com a leitura dos votos prevista para iniciar na sessão presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.
Com tantos acontecimentos importantes, esta semana promete ser decisiva tanto para as economias em escala global quanto para o cenário político nacional. Não deixe de acompanhar e compartilhe suas opiniões nos comentários!
